Para contar um pouquinho sobre o
grupo, vamos fazer uma sessão de perguntas e respostas
1. O
que significa LEMOS?
LEMOS significa Laboratório de Estudos sobre Mercados e Organizações na
Sociedade.
2.Quando
o Lemos foi criado?
O LEMOS é um laboratório que acaba de sair do
forno. Foi concebido e criado entre os meses de Janeiro e Março de 2016 pela
Profa. Dra. Marina de Souza Sartore, que atua no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFS. O laboratório está certificado pelo CNPq.
3.O
que posso fazer no LEMOS?
A agenda do LEMOS ainda está nascendo. No LEMOS é
possível participar como professor-pesquisador, colaborador, alunos, cidadão,
etc. Aqui, será possível participar em reuniões de discussão de textos,
debates, palestras e projetos de pesquisa.
&
O LEMOS é para aqueles curiosos em abrir a caixa
preta dos mercados, ou seja, compreender os mecanismos de construção social dos
Mercados (espaços de trocas) e das Organizações (espaços de trabalho). Por que
mecanismos de construção social? É porque o princípio que norteia as leituras e
discussões do laboratório é o de que os Mercados e Organizações estão imersos na sociedade, portanto, são construções sociais de atores individuais e coletivos.
&
Uma das principais correntes de pesquisa que
investiga o Mercado e as Organizações como resultado de uma construção social, política, simbólica, cultural e moral, é
a Sociologia Econômica. A sociologia Econômica estuda os Mercados e também as
Organizações analisando-os pelas lentes das teorias da sociologia e tem como
principal foco os atores e/ou grupos sociais que constroem, participam, mantêm
e até mesmo destroem os mercados.
4.Quais as linhas de pesquisa do grupo?
a)Sociologia Econômica: a construção social dos
mercados.
O objetivo desta linha
de pesquisa é o de compreender o funcionamento dos mercados considerados como
construções sociais, políticas, culturais e morais usando teorias da
sociologia. Assim, onde quer que haja troca e relações de compra e venda, há
também visões de mundo que ao mesmo em tempo que as constituem, são por elas
constituídas. A principal contribuição desta linha é a de abrir a caixa preta
dos mercados enfocando os atores e suas relações sociais.
b)Sociologia da Valoração e da Avaliação: construção
social das métricas de avaliação e valoração.
O objetivo desta linha
de pesquisa é o de revelar as relações sociais que levam ao surgimento de
métricas de valoração e avaliação assim elas podem influenciar as relações
sociais, por exemplo, métricas que avaliam e classificam empresas como Índices
de sustentabilidade, ou ainda, índices como o TripAdvisor. A sociedade
contemporânea legitima a sua ordem de grandeza por métricas e índices e a
sociologia possui um papel relevante em revelar como eles são construídos e
constroem o mundo social.
Bateu
a curiosidade? Veja quem são os pesquisadores e seus projetos de pesquisa. Venha
participar do laboratório!
Caso
tenha mais perguntas, entre em contato conosco! Teremos o prazer em respondê-las!
Marina
de Souza Sartore
Líder
do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário