Laboratório de estudos situado na Universidade Federal de Sergipe com o objetivo de abrir a caixa preta da formação dos mercados e organizações na sociedade inspirado, principalmente, pelas abordagens da Sociologia Econômica e das Finanças

LEMOS


Para contar um pouquinho sobre o grupo, vamos fazer uma sessão de perguntas e respostas


1.  O que significa LEMOS?

LEMOS significa Laboratório de Estudos sobre Mercados e Organizações na Sociedade.

2.Quando o Lemos foi criado?

O LEMOS é um laboratório que acaba de sair do forno. Foi concebido e criado entre os meses de Janeiro e Março de 2016 pela Profa. Dra. Marina de Souza Sartore, que atua no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFS. O laboratório está certificado pelo CNPq.

3.O que posso fazer no LEMOS?

A agenda do LEMOS ainda está nascendo. No LEMOS é possível participar como professor-pesquisador, colaborador, alunos, cidadão, etc. Aqui, será possível participar em reuniões de discussão de textos, debates, palestras e projetos de pesquisa.
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O LEMOS é para aqueles curiosos em abrir a caixa preta dos mercados, ou seja, compreender os mecanismos de construção social dos Mercados (espaços de trocas) e das Organizações (espaços de trabalho). Por que mecanismos de construção social? É porque o princípio que norteia as leituras e discussões do laboratório é o de que os Mercados e Organizações estão imersos na sociedade, portanto, são construções sociais de atores individuais e coletivos.
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Uma das principais correntes de pesquisa que investiga o Mercado e as Organizações como resultado de uma construção social, política, simbólica, cultural e moral, é a Sociologia Econômica. A sociologia Econômica estuda os Mercados e também as Organizações analisando-os pelas lentes das teorias da sociologia e tem como principal foco os atores e/ou grupos sociais que constroem, participam, mantêm e até mesmo destroem os mercados.  

4.Quais as linhas de pesquisa do grupo?

a)Sociologia Econômica: a construção social dos mercados.

O objetivo desta linha de pesquisa é o de compreender o funcionamento dos mercados considerados como construções sociais, políticas, culturais e morais usando teorias da sociologia. Assim, onde quer que haja troca e relações de compra e venda, há também visões de mundo que ao mesmo em tempo que as constituem, são por elas constituídas. A principal contribuição desta linha é a de abrir a caixa preta dos mercados enfocando os atores e suas relações sociais.

b)Sociologia da Valoração e da Avaliação: construção social das métricas de avaliação e valoração.

O objetivo desta linha de pesquisa é o de revelar as relações sociais que levam ao surgimento de métricas de valoração e avaliação assim elas podem influenciar as relações sociais, por exemplo, métricas que avaliam e classificam empresas como Índices de sustentabilidade, ou ainda, índices como o TripAdvisor. A sociedade contemporânea legitima a sua ordem de grandeza por métricas e índices e a sociologia possui um papel relevante em revelar como eles são construídos e constroem o mundo social.

Bateu a curiosidade? Veja quem são os pesquisadores e seus projetos de pesquisa. Venha participar do laboratório!

Caso tenha mais perguntas, entre em contato conosco! Teremos o prazer em respondê-las!

Marina de Souza Sartore
Líder do grupo

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